Autumn Rose

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dia Mundial do Autismo








Hoje, lendo o jornal aqui em Belém, deparei-me com um artigo sobre a caminhada na Praça da República para lembrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado no dia 02 de abril, mas realizada ontem. Mais de 200 pessoas participaram em Belém, e em outras cidades brasileiras a data também foi celebrada. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor foi iluminado com luzes azuis em referência à cor-símbolo dos autistas.
Fiz um estudo sobre o assunto e decidi dividir com vocês, porque sei que pouco sabemos à respeito. Não sou técnica, mas como me propus a sempre que possível fazer um trabalho que de alguma forma trouxesse esclarecimento, e pudesse ajudar as pessoas fiz essa pesquisa. É obvio que aqui não encontrarão todas as respostas, mas tenho certeza que pelo menos os despertará para o problema que é tão comum.
De cada 125 crianças nascidas no Brasil, pelo menos uma é diagnosticada como autista. A disfunção, associada a um grupo de síndromes conhecido como Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), pode afetar a capacidade de comunicação, socialização e aprendizado do indivíduo.
Autismo é uma desordem na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal.
O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças.
Pelo que entendi, a causa do autismo não é conhecida. Estudos de gêmeos idênticos indicam que a desordem pode ser, em parte, genética, porque tende a acontecer em ambos os gêmeos se acontecer em um. Embora a maioria dos casos não tenha nenhuma causa óbvia, alguns podem estar relacionados a uma infecção viral (por exemplo, rubéola congênita ou doença de inclusão citomegálica), fenilcetonúria (uma deficiência herdada de enzima), ou a síndrome do X frágil (uma dosagem cromossômica).

No Portal da Saúde, encontrei esta lista que ajuda na Checagem do Autismo.
A lista serve como orientação para o diagnóstico. Como regra os indivíduos com autismo apresentam pelo menos 50% das características relacionadas. Os sintomas podem variar de intensidade ou com a idade.


Dificuldade em juntar-se com outras pessoas,

Insistência com gestos idênticos, resistência a mudar de rotina,

Risos e sorrisos inapropriados,

Não temer os perigos,

Pouco contato visual,

Pequena resposta aos métodos normais de ensino,

Brinquedos muitas vezes interrompidos,

Aparente insensibilidade à dor,

Ecolalia (repetição de palavras ou frases),

Preferência por estar só; conduta reservada,

Pode não querer abraços de carinho ou pode aconchegar-se carinhosamente,

Faz girar os objetos,

Hiper ou hipo atividade física,

Aparenta angústia sem razão aparente,

Não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo,

Apego inapropriado a objetos,

Habilidades motoras e atividades motoras finas desiguais, e

Dificuldade em expressar suas necessidades; emprega gestos ou sinais para os objetos em vez de usar palavras.

Essa caminhada em Belém foi organizada por um grupo de pais que apóia a Casa da Esperança, entidade sem fins lucrativos e sem vínculos governamentais voltada ao atendimento de crianças, jovens e adultos autistas. Atualmente, 70 pessoas são atendidas na Casa, instalada em um imóvel alugado em Ananindeua. A capacidade para atendimento é de 100 crianças, porém, na fila de espera já existem 200

Se puder, seja mais um a colaborar com a instituição, vai fazer muito bem às crianças e a você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário